Primeiras atividades do encontro na capital mineira serão no espaço que é sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Inaugurada em 2015, a Sala Minas Gerais foi projetada para ser o lar da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que completou 15 anos em 2023. Obra dos arquitetos José Augusto Nepomuceno, Jô Vasconcellos e Rafael Yanni, é uma das principais salas de concertos da América Latina e recebe, anualmente, cerca de 100 mil pessoas para acompanhar apresentações da filarmônica e também de artistas nacionais e internacionais.
Com mais de 32,4 mil metros quadrados, ela tem capacidade para 1.477 espectadores. O prédio possui diversos espaços para atividades da orquestra, como ensaios, além de salas para exposições, saguões, cafeteria, e as sedes da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, gerenciadas pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC).
A Sala Minas Gerais recebe a cerimônia de abertura da 8ª edição do Cosud, na sexta-feira (2/6), que terá a participação do músico e compositor mineiro Marcus Viana, em apresentação com o Coral Lírico de Minas Gerais.
Em seguida, acontece a mesa redonda sobre a atuação consorciada como forma de potencializar a geração de emprego e renda. A discussão vai reunir o economista Carlos Primo Braga e o advogado Rômulo Rocha, com mediação do jornalista Iuri Pitta.
A Sala Minas Gerais fica na Rua Tenente Brito Melo, número 1.090, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Foto: Jomar Bragança