União dos estados é fundamental para formalização do Cosud, destaca governador do Paraná

COSUD

Ratinho Júnior também ressalta a importância da troca de experiências entre as equipes técnicas para melhorias nas duas regiões


O governador do Paraná, Ratinho Júnior, participou da abertura da 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), nesta sexta-feira (2/6), na capital mineira. Na oportunidade, ele destacou a importância da formalização do consórcio – que já existe desde 2019, criado pelo governador Romeu Zema. Segundo ele, a união dos estados foi fundamental para essa formalização.

“Aprender com a gestão um do outro é fundamental, principalmente para pensar nas duas regiões de forma conjunta. Nossa troca de experiências foi essencial para a formalização do consórcio”, disse, ressaltando também a relevância dos entendimentos feitos por secretários de Estado das duas regiões para os avanços nos estados consorciados.

Reforma tributária

A reforma tributária foi um dos principais temas abordados no primeiro dia de programação do Cosud. Na oportunidade, Ratinho Júnior afirmou que esta será uma importante medida para todo o Brasil.

“A reforma tributária é uma pauta nacional, todos os governadores de todas regiões têm a consciência de sua importância. Chegou o momento de o país realmente avançar nesse tema. Não é possível mais pagar tanto imposto, não é possível que a questão tributária no Brasil seja tão complexa”, enfatizou.

Ratinho Júnior ainda falou sobre a dificuldade que as empresas enfrentam com o modelo tributário atual.

“As empresas de médio porte gastam em torno de 1,5 mil horas fazendo a contabilidades de seus negócios. Então, isso é um gasto a mais, um acúmulo de energia que os nossos empresários atualmente sofrem”, pontuou.

Durante o dia, governadores e representantes do Sul e Sudeste do Brasil também participaram, em Belo Horizonte, de série de reuniões e acompanhamentos nos grupos de trabalho.

Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG